Como Organizar Mesas e Cadeiras no seu Evento

Depois de selecionar data, local, comidas e bebidas para o seu evento, você também precisa pensar como serão organizadas as mesas e cadeiras neste espaço. Essa dica é uma das dúvidas mais frequentes , que é qual o tamanho de mesas ideal para o numero de convidados e o espaço necessário para acomodá-las. Por isso, separamos algumas maneiras de distribuir esses itens na sua comemoração. 

Congressos, seminários e palestras – cadeiras em filas
Muito utilizado em cerimônias de casamento, congressos, seminários e palestras, principalmente em eventos corporativos, esse é um dos padrões mais utilizados. Nele, os participantes ficam organizados em fileiras retas ou em arcos uma atrás da outra.
O formato deixa o palestrante ou apresentação em maior evidência, evitando a dispersão dos convidados. Além disso, possibilita acomodar mais pessoas dentro do ambiente, de forma eficiente e sem perder o foco no elemento principal. Dessa forma, esse modelo reduz a interatividade entre os participantes, já que eles não se veem frente a frente.
Para verificar se cambem o numero de pessoas no espaço escolhido temos uma dica: cada cadeira dessas para eventos (seja de plástico ou de ferro) mede de 40 a 50cm e precisa deixar mais 30 a 40 cm para circulação das pessoas, então cada fileira precisará de 70 a 90cm cada uma.
 modelo fila modelo congresso
Modelo Sala de Aula
Uma derivação do formato anterior, porém em as fileiras terão as mesas e as cadeiras um filas retas, uma atrás da outra.
Essa organização é uma ótima opção para eventos de longa duração, onde o participante precisará  fazer anotações ou usar o computador ou tablet.
Muito usado  para aulas e cursos, congressos e palestras. O espaço utilizado para cada fileira é o tamanho da largura da mesa (de 70 a 80cm), o espaço de uma cadeira com uma pessoa sentada confortavelmente de 50 a 60cm e o espaço de circulação mais 30 a 40cm.
Então para este modelo precisará de um espaço de 1,5 a 1,8m cada fileira de mesas e cadeiras.
sala_10_escolar_g
Modelo para organizar cadeiras ou cadeiras e mesas em U
Esse modelo pode ser utilizado apenas com cadeiras para eventos mais curtos, ex: terapia em grupo, pesquisas de mercado… ou com mesas e cadeiras para eventos mais longos e que precisem fazer anotações como workshops, treinamentos, dinâmicas em grupo.
É ótimo para eventos com grupos pequenos e que precise de maior interação entre os participantes.
As cadeiras e mesas são colocadas em 3 direções diferentes formando um U:
sala_02_U_Mesas_g
Como todos os participantes se vêem podem interagir durante todo o evento.
O espaço utilizado por essa formação depende do tamanho da mesa utilizada, geralmente usamos 3 mesas buffet (medindo 1,80m de comprimento), mais o espaço do participante confortavelmente sentado (50 a 60cm cada) então utiliza uma área de 2,8 a 3m x 3,10 a 3,30m, ou área de mais ou menos 10m2.
Organizar mesas e cadeiras Modelo Banquete
 Neste modelo são colocadas mesas redondas de 4 a 10 convidados (dependendo do tamanho da mesa utilizada), colocando as mesas e cadeiras lado a lado.
Esse modelo facilita a interação entre os participantes e é o mais indicado para eventos de longa duração, sempre que for servir algo aos convidados como petiscos, bebidas e até refeições completas está é a forma ideal. Pois as pessoas podem se locomover pelo evento e depois voltar à mesa.

sala_09_mesas_redondas_g
Locações de mesas mais utilizados  e quantidade de pessoas por mesa:
- Locação de mesa redonda de 90cm: ideal para 4 convidados, podendo colocar até 5 (lembrando que um convidado será incomodado pelo pé da mesa)
- Aluguel de mesa de 1,20m de diâmetro de 5 a 7 convidados, sendo 5 folgados, 6 confortáveis e 7 um pouco apertados (ótimo para coquetel). Nossas mesas tem os pés em X não incomodando nenhum dos convidados com os pés.
- Aluguel de mesas de 1,30m de diâmetro para 7 a 9 convidados
- Locação de mesas de 1,40m de diâmetro para 8 a 10 convidados.

Espaço que deve estar disponível para cada mesa:
- Aluguel de mesas de 90 cm de diâmetro é necessário de 1,90 a 2,10m de diâmetro para cada mesa mais um espaço de circulação de 25 a 40cm entre elas.
- Locação de mesas de 1,20 m de diâmetro é necessário de 2,20 a 2,40m de diâmetro para cada mesa mais um espaço de circulação de 25 a 40cm entre elas.
- Aluguel de mesas de 1,30 m de diâmetro é necessário de 2,30 a 2,50m de diâmetro para cada mesa mais um espaço de circulação de 25 a 40cm entre elas.
- Locação de mesas de 1,40 cm de diâmetro é necessário de 2,40 a 2,60m de diâmetro para cada mesa mais um espaço de circulação de 25 a 40cm entre elas.
Fonte: malaguetaloc

Comentários